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Foto do escritorPaulo Bomfim

Se sua equipe parece sobrecarregada, provavelmente ela está...


Meu pai tinha uma Marajó 1.6. Era bem velhinha e de vez em quando eu a usava pra ir trabalhar. Na volta, eu dava carona pra um monte de gente e pra escapar do trânsito, pegamos um caminho que tinha uma ladeira enorme. O carro não subia. Tentei umas 4 vezes e nada... a fila de carros aumentando atrás, mas nem buzinavam, provavelmente apostando se eu ia conseguir ou não...


Essa história tem a ver com a foto e com o título do artigo. Sobrecarga. Muita gente não sabe que não está até pegar uma ladeira. Sente as dores, sente o mal estar seguindo na reta, mas vai firme. E sempre que alguém pergunta "tem um tempo?", a resposta é "sim"!


Claro, podemos falar sobre a responsabilidade de cada um de administrar sua própria capacidade. Que as pessoas tem a opção de dizer "não". E que elas deveriam muito bem saber que estão causando mau a si, e isso não é responsabilidade nossa. Certo?


Errado! Pelo menos, aqui nesse artigo, voltado a pessoas que se consideram líderes, isso está muito errado. Nós líderes estamos quebrando ótimos profissionais. Levando as pessoas ao estresse, à exaustão, à angústia e ansiedade. Tudo isso porque, de verdade, assim como somos responsáveis pelas coisas que gerenciamos, somos responsáveis pelas pessoas que lideramos.


E por que acontece tanta sobrecarga assim? Excesso de trabalho? Em partes sim. Mas eu tenho certeza que tem algumas pessoas na sua equipe que, faça chuva ou faça sol, saem no horário, não chegam mais cedo, não saem mais tarde e nunca se oferecem pra vir de final de semana. Eu chamo essa turma de "funcionários padrão". E tem os piores, aqueles que esbravejam, fazem escândalo, brigam e sempre reclamam quando precisam trabalhar a mais. Esses são os funcionários padrão causadores. E você tem medo deles. Tem sim, eu sei. Não quer brigar, não quer bater de frente, se cansa de ter que insistir, se sente humilhado de ter que pedir tantas vezes.


Aí o que acontece? Você se volta para aquela pessoa que nunca diz não, que sempre diz sim, que está atolado de trabalho mas como continua sorrindo, você coloca um pouco mais. E ignora que está sabotando seu melhor colaborador! Entenda, o trabalho de gestor é gerenciar as coisas, o de líder é cuidar das pessoas! E cuidar de quantas coisas cada pessoa faz, é responsável e pode aguentar.


Se você não assumir o seu trabalho de falar com aqueles colaboradores difíceis, ouví-los, persuadí-los, nunca vai conquistá-los. E se não tirar o excesso de carga dos bons trabalhadores nem reconhecê-los com prêmios ou aumentos, vai perdê-los.


"Ah Paulo, mas na minha equipe está todo mundo sobrecarregado, não é só um ou outro, não tem pra quem dividir". Então duas coisas urgentes pra você:


Primeira, reveja suas prioridades e alivia o trabalho das pessoas. Veja o que pode atrasar, o que pode ficar pra amanhã, pra semana que vem e adia. Deixa as pessoas respirarem!


E a segunda: veja se é uma questão pontual, uma fase de um projeto ou um sprint muito importante. Se sim, peça paciência e tenha claro quando isso acaba, comunique para as pessoas e ao fim, celebre o esforço delas. Agora, se for algo permanente, está na hora de aumentar com urgência seu quadro de funcionários. E não adianta contratar júnior, que vai demorar pra produzir, contrate sêniores, que já chegam trabalhando pesado e somando na equipe.


Digo isso porque sinceramente, já vi muita gente legal ficando muito mal por conta disso. E ainda tenho visto! E adoraria cada vez mais saber que o trabalho que as pessoas fazem com tanto amor e dedicação, zela pela saúde física e mental de cada um.


E você, como está cuidando da sua equipe?


Um abraço,

Paulo Bomfim

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