A GPTW anunciou seu rank de melhores empresas para se trabalhar no Brasil, calendário de 2021. Sempre muito celebrado e comemorado, o resultado mostra as empresas onde as pessoas se sentem melhor no dia a dia e trazem consigo o orgulho de estar lá.
E é verdade. Basta dar uma olhada nas fotos espalhadas pelo LinkedIn pra ver quanta gente compartilha a conquista da sua empresa, quando entra para o rank. É a resposta das afirmações que preencheram nos processos de avaliação que participaram e vale muito a pena para todos.
Agora, tão importante quanto saber o que faz uma empresa um ótimo lugar para se trabalhar, é saber quem faz da empresa um melhor lugar para se trabalhar. E posso garantir com toda certeza para vocês: a responsabilidade por trás disso é da liderança.
Nos critérios da avaliação, está a cultura e os benefícios. Mas quem determina ambos? Por mais que cada setor e área tenha seus próprios jeitos, brincadeiras, peculiaridades, a cultura da empresa é permeada por aquilo que determina a alta liderança.
Claro, resultados contam, bons salários, benefícios diferenciados, espaço físico in office ou mesmo condição para criação de um ótimo espaço home office, contam demais. Mas é inevitável entender que a forma de tratar as pessoas, de exigir delas e de ouvi-las, parte da forma como a liderança faz.
Um ótimo lugar para se trabalhar é fundamental para aumentar a produtividade e engajamento, diminuir erros, reduzir absenteísmo e turn over, criar novas oportunidades e negócios e principalmente, facilitar o dia a dia.
Portanto, para aqueles que não se qualificaram ou que ficaram numa posição abaixo da que gostariam, quero lembrar da importância de ouvir sua equipe. E perceber a si mesmo e aos seus líderes, como as coisas tem funcionado. Se o trabalho não está tão bom, será que sua equipe precisa de mais cobrança ou de alguma outra coisa que não está sendo entregue? O benefício que você pensa em proporcionar é o que querem e realmente vai agradar? Você está aumentando os salários mas está diminuindo a autonomia? Você tem promovido as pessoas certas para as posições de liderança?
Tenho certeza que faz muito bem ganhar um título desses, de se tornar uma empresa reconhecidamente por uma instituição como a GPTW e pela mídia. Mas é importante começar antes, internamente, pela própria equipe, ganhando reconhecimento das pessoas que estão ali. E não vai ser só com pesquisa que você vai saber. É no jeito que os colaboradores chegam e saem. É como cuidam uns dos outros. É pelo esmero e zelo com o trabalho, com os clientes e com os colegas. Pelo respeito e admiração que mostram pelos seus líderes.
Eu acredito muito que toda empresa pode ser um ótimo lugar para se trabalhar, quando as pessoas sentem que ali, elas são queridas, importantes, necessárias e podem aprender mais e cumprir o seu melhor. Um ótimo lugar para se trabalhar é um lugar onde a liderança investe em ser uma liderança melhor, para ter uma equipe melhor.
Cuida dos seus líderes, eles vão cuidar da sua equipe. E a sua equipe vai cuidar de tudo para você. Um ótimo lugar para trabalhar é um lugar onde todos se cuidam para crescer mais.
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