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Foto do escritorPaulo Bomfim

Contratar e Reter Talentos - O Verdadeiro Desafio dos Líderes


Outro dia, numa conversa sobre a dificuldade em contratar e manter alguém no emprego, ouvi de um colega a seguinte afirmação:

"Sabe qual o problema? O pessoal de hoje não quer ralar pra aprender as coisas. Espera entrar na empresa e receber tudo mastigado. Não tem interesse em correr atrás e aprender as coisas por si só!"


Não é a primeira vez que ouço esse discurso, e imagino que não seja a primeira vez que você ouça isso também. Não concordei nem discordei na hora, apesar de querer discordar. Pensei bastante e cheguei à seguinte conclusão: ele está certo, mas do jeito errado. Eu explico.


Está certo porque isso é uma realidade: cada vez mais, as pessoas tem menos interesse em ralar pra aprender como o negócio das empresas opera. tenho clientes, CEOs de empresas, amigos empresários, gestores, etc, sempre reclamando da falta de mão de obra qualificada não necessariamente na parte técnica, mas no conhecimento de negócio. Principalmente para certas áreas, super nichadas, que pouca gente entende e não há muitos cursos disponíveis à respeito.


E do do jeito errado porque isso não é um problema das pessoas, mas das empresas! Em duas frentes:


Na primeira, porque pra manter um negócio, é fundamental ter gente que entenda profundamente sobre o assunto, os problemas, as soluções, as necessidades dos clientes, os processos, o dia a dia e o que vai acontecer no médio e longo prazo. Sem gente que entenda disso, fica difícil continuar com o negócio ou mesmo tocar no presente.


Na segunda frente, está na essência do que meu colega disse: as empresas ainda acham que são um tesouro a ser desvendado pelos colaboradores. A propagação do conhecimento acontece de forma lenta, ou simplesmente não acontece. Muita gente chega sem entender direito do negócio e não encontra pessoas para explicar ou uma documentação adequada para estudar. Muita gente chega na fogueira, com o bicho pegando, os prazos estourados, a cobrança pesada, e pouca informação. E se pra algumas pessoas isso é um desafio maravilhoso, tudo indica que, para a grande maioria, é totalmente desestimulante!


É fundamental para os negócios, que os líderes comecem a mudar a forma de enxergar a educação dos seus colaboradores, não só na cultura, mas na essência do que fazem, no valor que entregam para seus clientes. Facilitar o aprendizado, dar tempo para a curva de aprendizado. Investir em documentação e até mesmo na criação de universidades corporativas, que explique de forma clara o porquê, como e o quê da empresa. Tornar fácil os colaboradores se apaixonarem pelo que fazem e tornar isso algo que seja multiplicável.


O problema está aí. A solução também. É importante ver o quanto cada empresa está disposta a facilitar a vida dos novos colaboradores ou então ver seu turn over se mantendo alto e crescendo sempre. Assim como é importante conquistar clientes, se torna cada vez mais importante conquistar colaboradores e talentos para seu negócio. Como você e sua equipe vão agir para se tornarem desejados?


Um grande abraço,


Paulo Bomfim

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