Sua equipe tem fé no seu negócio? Não estou falando de fé religiosa ou espiritual, mas de crença e esperança de que a sua empresa, o seu projeto, a companhia como um todo, tem um futuro bom pela frente!
Sim meus queridos, é preciso ter fé pra seguir adiante. Mais do que nunca, em tempos de imprevisibilidade como os que vivemos, onde tanto se falava na alta demanda por profissionais de TI e, na sequência, se fala em demissões em massa nas Big Techs. Onde se aplaudiam empresas que alcançaram valores de mercado trilionários e que hoje valem um trilhão de dólares a menos, as pessoas estão se perguntando: será que vai? Será que eu fico ou será que eu vou? E se vou, vou pra onde?
Enquanto se espera que os capitães afundem com seus barcos, os ratos pulam fora antes. E os marujos também! E aqueles que são "macacos velhos", sabem que precisam segurar um novo galho pra largar o velho. As pessoas estão de olho, nas vagas, nas melhores oportunidades e isso se dá principalmente pela incerteza do solo que se está pisando, ou seja, se a empresa que estão atualmente vai vingar.
Conversas de corredor e a rádio peão inflamam as emoções, espalham incertezas e enchem os corações dos aflitos de pavor, ansiedade e preocupação, o coquetel de emoções perfeito para abaixar a produtividade, aumentar o nível de estresse, gerar problemas e retrabalho, perda de prazos e tensão na hora de lidar com clientes internos e externos.
Sim meu querido. Eu sei que isso está rolando aí onde você está. Na sua empresa, indiferente do tamanho dela. Seja você que está lendo isso sócio ou sócia do negócio, esteja na área executiva, de direção, gestão ou coordenação, ou mesmo se você estiver entre a equipe operacional, de atendimento, de chão de loja ou fábrica.
Falta de fé é falta de visão futura, falta de esperança. É trabalho dos líderes reestabelecer esse sentimento. Mas como fazer isso?
O diálogo precisa circular de cima para baixo. É preciso abrir canais de comunicação com as pessoas, dizer o que se sabe e o que está acontecendo. Falar dos projetos por vir, do que está sendo feito e reforçar o histórico da empresa. Contar sobre as dificuldades do passado, rir delas e exaltar os exemplos de superação.
Veja, eu falei que isso é trabalho dos líderes! E liderança não é um cargo, mas uma postura, uma atitude, uma escolha individual de cuidar das pessoas. Cuidar das cabeças da equipe é tão importante quanto cuidar de todo o resto. Levantar o moral e quebrar estados emocionais negativos. Trazer informações para dispersar boatos.
E principalmente, demonstrar a fé na equipe, em cada uma das pessoas. Comece acreditando em quem está com você na jornada, antes de esperar que acreditem em você. Valorize as pessoas, ressalte suas qualidades, conheça suas esperanças e reacenda seus sonhos.
O seu negócio, por mais que tenha uma proposta de valor definida, entrega muito mais, para muito mais gente do que você pensa. Ela serve para agradar ao cliente final, que querem o seu produto ou serviço para um propósito, como também para sua equipe, que quer executar bem um trabalho e ter a tranquilidade que vai ser bem tratada e remunerada para viver bem suas vidas e realizar seus sonhos também.
E você, o que está fazendo hoje para aumentar a fé da sua equipe nos seus negócios?
Abraços,
Paulo Bomfim
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